Indicação de Dino para o STF atrapalha seu plano presidencial?

Na intrincada dança política brasileira, Flávio Dino emerge mais uma vez como uma peça central. Seu protagonismo se iniciou no Ministério da Justiça, com seu excelente relacionamento com a imprensa e embates com figuras do bolsonarismo em audiências no Congresso. Agora o ex-governador do Maranhão articula nos bastidores do Senado para ter sua nomeação ao Supremo Tribunal Federal (STF) aprovada.

Alas do petismo veem a indicação de Dino para o STF como uma estratégia para neutralizar sua candidatura presidencial. O PT também tentará pressionar Lula para indicar um petista para assumir a difícil missão de comandar a pasta.

Vejo a ida do Dino para o Ministério como um passo importante para sua ambição de disputar as eleições presidenciais. É impossível ignorar o crescente índice de rejeição do governo Lula. 95% dos operadores do mercado financeiro dizem não confiar em Lula, afirma pesquisa Quaest. Segundo o PoderData, a desaprovação do governo (45%) se aproxima da aprovação (48%). No Congresso não é diferente: o terceiro mandato de Lula (quinto do PT) é o que menos aprova projetos desde o governo Collor.

Permanecer como Ministro da Justiça em um Brasil marcado por escaladas de violência é uma bomba que poucos políticos desejam segurar. A violência, historicamente enraizada, exige políticas de longo prazo, e Dino ficaria, por pouco mais de três anos, diante da tarefa hercúlea de lidar com um problema que vai além da sua gestão.

A rejeição crescente ao governo Lula, somada à complexidade do desafio de lidar com a justiça em um país violento, fazem cada movimento de Dino ainda mais significativo. Vamos acompanhar os próximos passos.

Rodolpho Dalmo é Consultor Político Pleno, com mais de 9 anos de experiência, com passagens diretas e indiretas em mais de 120 campanhas, mandatos, partidos e instituições, em todas as esferas políticas. Possui conhecimento aprofundado do cenário político e das melhores práticas para promover uma campanha de sucesso.

Rodolpho Dalmo

Jornalista, estrategista e consultor político com 10 anos de experiência. Trabalhei em mais de 100 campanhas, 5 mandatos e 5 entidades partidárias e de classe. Ajudei a eleger um Deputado Estadual por Minas Gerais, um Vereador e três Conselheiros Tutelares de Belo Horizonte.

Leave the first comment