rodolpho dalmo marketing politico vereador celio frois belo horizonte partido alto
Foto: Bernardo Dias

Cliente Vencedor: Dr. Célio Frois, vereador eleito por Belo Horizonte em 2020

Comunicação de pré-campanha e campanha do vereador Dr. Célio Frois, médico cardiologista e eleito por Belo Horizonte por com 5.775 votos, sendo o 27º mais votado no pleito de 2020.

RETROSPECTO

As eleições municipais de Belo Horizonte em 2020 aconteceram em um cenário sem precedentes na história. Além do fim das coligações, a pandemia em março fez com todos os rumos mudassem. Tivemos que repensar as campanhas de rua e partir para as ações digitais, com alto valor de impulsionamento via redes sociais e criação de grupos mobilizadores voluntários. Quem soube se posicionar com competência, que foi o caso em análise, saiu na frente.

Entre as campanhas que mais cresceram no comparativo entre 2016 e 2020, o Top 3 foram candidatos do Novo, que investiram muitos recursos em suas redes. Do outro lado, entre os que mais perderam votos, estão candidatos(as) mais velhos ou ligados a instituições, que sofreram com os fechamentos, como igrejas e ONGs.

Se quatro anos atrás 417.537 eleitores de Belo Horizonte deixaram de ir às urnas, em 2020 vimos esse número crescer 32%, com 550.633 ausências. A queda de votos válidos foi reduzida em pouco mais de 2%, com 25.427 menos pessoas escolhendo um candidato.

Antes mesmo das eleições, os espaços digitais já eram um grande cenário de disputa política. Se antes as redes eram um extra, em 2020 ela se tornou essencial e para muitos candidatos o único espaço para divulgação de suas ideias. Após a prestação de conta de todos os candidatos do Brasil, o Facebook ocupava a 2ª e 3ª colocações no ranking das empresas que mais receberam dinheiro das candidaturas no país: R$ 68,3 milhões, sendo R$ 31,6 milhões diretamente e R$ 36,7 milhões indiretamente (via sua empresa de cobranças DLocal).

NÚMEROS

Tivemos um candidato e uma candidatura leve que aliou diversos pontos: uma base de largada forte, uma campanha de rua colorida e forte e um trabalho de cinco meses nas redes, dando o suporte para os outros braços da campanha. Fizemos um plano de comunicação de pré-campanha e campanha e seguimos quase 100% dele, atingindo números excelentes. Vamos a eles:

FACEBOOK

No quesito engajamento, mesmo com pouco mais de 4 mil curtidas, ficamos entre os Top 10 no Facebook entre os vereadores com mandatos e Top 1, nos 49 dias de campanha, entre os candidatos mais relevantes da coligação Cidadania 23. Conseguimos, em certos momentos, ter mais de 100% de engajamento nas redes, recebendo mais interações do que tínhamos de seguidores, algo raro. No dia 24 de novembro de 2020, entre os vereadores eleitos, éramos a 22ª página em número de curtidas e a 14ª em número de interações, mostrando uma linha de tendência dos nossos engajamentos.

Agora vamos ver alguns números no comparativo entre o período de 15 de junho à 24 de novembro (quando cuidamos da comunicação do Dr. Célio Frois) com 4 de janeiro à 14 de junho, período anterior.

O número de seguidores da página (pessoas que não apenas curtiram, mas mostraram que querem receber os conteúdos em suas timelines) cresceu 21% (6% disso foi via mobilização). O número de pessoas que visualizaram nossos conteúdos, diariamente, mostrou um aumento de 166%.

As reações (curtir, amar, etc) tiveram um aumento de 324%, os comentários cresceram em 514% e os compartilhamentos 250%.

No perfil é muito difícil conseguirmos mensurar os números, pois eles não existem pelo facebook. Mas as mensagens de apoio, comentários e compartilhamentos mostram a aproximação do candidato com seus pacientes e eleitores. Em um ano de polarização, onde o conservadorismo foi colocado à prova mais uma vez, passamos ao largo disso, fazendo uma campanha limpa, transparente e propositiva.

MOBILIZAÇÃO

Do dia 12 de outubro iniciamos (finalizando no dia 14 de novembro) a nossa mobilização, para buscarmos mais apoiadores e multiplicadores voluntários nas redes. Quando comparamos esse período de 34 dias com o mesmo intervalo de datas anterior (08 de setembro à 11 de outubro), notamos um crescimento de 22% no alcance orgânico, aquele que não pagamos por ele, mostrando a eficácia e importância desse tipo de trabalho em qualquer ação de marketing político.

INSTAGRAM

Tivemos um expressivo crescimento semanal médio nos principais indicadores da rede, sendo eles:

  • Pessoas alcançadas: crescimento semanal médio de 76%
  • Visualizações do conteúdo: crescimento semanal médio de 31%
  • Interações: crescimento semanal médio de 23%

Rodolpho Dalmo

Jornalista, estrategista e consultor político com 10 anos de experiência. Trabalhei em mais de 100 campanhas, 5 mandatos e 5 entidades partidárias e de classe. Ajudei a eleger um Deputado Estadual por Minas Gerais, um Vereador e três Conselheiros Tutelares de Belo Horizonte.

Leave the first comment